segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SARGENTO

nome cientifico:Abuelebdus xatilis
       O sargento é da famíliaPomauntrídeos e é nativo de todos os mares tropicais e subtropicais do mundo onde hábitam águas rasas com corais e rochas,sendo comuns e frequentes no brasil.
corpo:temum corpo oval e achatado não totalmente,tem listras pretas,O fundo de cor varia do amarelo ao laranja.

BAIACU MIRIM

          Peso maximo:400g.
          É associado a recifes.
          Pertence a familia tetradontidae.
         Clima subtropical.
         Quando provocados,esses peixes tem a capacidade de se inflarem transformando-se em bolas.
         Pouco recomendado para aquários pois tem a capacidade de soltar um veneno quemata os peixes ao seu redor.

PEIXE-REI



Autor Fotografia
Filipe Ribeiro


   Nome cientifico:atherina presbiter.
   Espécie de pequeno porte,com duas barbatanas dorsais bem separadas.
   Vivem nos estuários e em maraberto,preferem águas calmas.
   O número  médio na reprodução dos ovos vai até 3000.
   É uma espécie omnívora (que se alimenta de muitas presas diferentes) mas preferencialmente zooplâncton (isópodes, ostrácodes, anfípodes e copépodes).

badejo

     Nome científico:Micteropercaspp.
      Encontran-se em parcéis,lages de pedra e recifes de corais.São encontrados em toda costa
leste brasileira.Podem atingir até 90kg no caso do badejo quadrado,mas no caso do badejo mira atinge até 4kg
de eso e 60cm de comprimento.

BAIACU-ARARA

        A coloração do dorço é variavel de verde-amarelado a azul-acinzentado.São brancos na lateral e ventral,ondepassam pequenos espinhos.A boca é pequena e em posição terminal.Os maxilares têm a placa dental dividida ao meio.Possui muita força na mordida,partindo linhas até mesmo anzois.
       Os dentes deste animal,podem causar grandes ferimentos e até amputações.
       É encontrado nas águas tropicais do oceano Atlantico.Ocorre em todo litoral brasileiro.
      Vivem próximos da costa,em fundos arenosos ou lodosos,geralmente solitárias ou em pequenos grupos.Gostam de ficar proximos ao fundo onde se alimentam de peixes e crustáceos.possuem a capacidade de se imflarem como um mecanismo de defesa.

PESCADA VERDADEIRA

       Tambem chamada de pescada comum,peixe de grande importancia econômica,pescado em largas escalas por barcos pesqueiros,especialmente de São Paulo para o sul.
       Tamanho comum,50cm,entretanto pode atingir1m de altura e 5kg de peso,habita águas proximas ao litoral,comfundo de areia,chegandoacaçar nafaixa dearrebentação nas praias.

BAIACU DE ÀGUA DOCE

O Baiacu de Água doce Tetraodon Fluviatilis, também chamado nos EUA de  Green Pufferfish, na realidade vive em água salobras, caso queira cria-lo deve adicionar uma colher de sopa de sal marinho a cada 2 litros de água desclorada.   Este peixe apesar de sua aparência carinhosa e tímida, pode ser muito agressivo com espécies menores do que ele, pois na sua boca ao invés de dentes, possui uma cartilagem diretamente ligada a sua mandíbula, em formato de colher, muito afiado. que formando a mordida pode cortar qualquer peixe ao meio esmagar caracois raizes de plantas etc.  Pode chegar a 15 cm em seu habitat natural , a Ásia, mas em aquários dificilmente chega aos 10 cm. Omnívoro, se alimenta basicamente de alimentos vivos. Vegetais também são bem aceitos pelos Baiacus.  Com grandes sustos chegam a inflar na superficie, mas provavelmente será sua ultima defesa pois em cativeiros isso resultará posteriormente em sua morte. Sabe-se que os machos cuidam dos ovos, mas não se conhece nada a respeito de sua reprodução.

domingo, 21 de novembro de 2010

TAINHA

      Peixe de escamas.Mugil brasilensis é a maior tainha do brasil.O corpo é alongado e fusiforme,a cabeça é um pouco deprimida e a boca pequena.
      Espécie pelágica dos costoes rochosos e recifes,nas praias de areia e nos manguesais onde se alimenta de grandes quantidades de algas.Éuma espécie que forma grandes cardumes principalmente durante a migração reprodutiva,quando entra nos estuários.Alimenta-se de plâncton(pequenos organismos e material vegetal).Desova na água doce.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COCOROCA


Nome científico : Haemulon plumieri
Família : Haemulidae
Nomes populares : Boca-de-velha, Boca-de-fogo
Local da captura: Parati-ES
Tamanho máximo: 50cm
Obs.: Estrias azuis escuras irregulares ao longo do corpo e mancha negra pequena na margem do preopérculo.

CARAPEBA

 
Nome popular: Carapeba branca, Acará-peba, Caratinga Nome científico: Diapterus rhombeus.
Habitat: Todo o litoral brasileiro.
Saiba mais: Peixe de águas tropicais e subtropicais. Alimenta-se de algas e pequenos invertebrados. Pode ser encontrado também em água salobra. Prateada, escura no dorso; nadadeiras anal e pélvicas amarelas. Corpo alto, comprido. Atinge até 40 cm e 8kg.
Equipamento e isca: A pesca deve ser feita sobre o fundo da areia ou cascalho, durante todo o ano, em alto mar. Use linha de 15lbs a 20lbs e anzol de 2 a 1/0, com material médio. Utilizar como isca filé de sardinha, camarão, siri e lula.
Algumas fotos desse peixe:

    CARAPICU-AÇU






            Atingeno maximo 30cm,vive em água doce e salgada de até 25m de profundidade.
           Subtropical,gosta de zonas costeiras,rios,estuários,lagunas em fundo de areia ou lama.
           Fica em pequenos grupos,junto ao fundo.
           Alimenta-se de peixes,camaroes,moluscos,crustáceos,zooplancton,detritos e poliquitas.

    garoupa

         É um das famílias de peixes com mairo variedade de espécies em nosso litoral. Em geral possuem corpo robusto e porte consideravel cabeça larga e grande ventre gereemente protuberante e cauda arredondada.A coloraçao varia em tons pardos mais escuros ao dorso

    quarta-feira, 17 de novembro de 2010

    CANHANHA







    :Nome Comum Canhanha / Western atlantic seabream (ing.)
    Nome Científico : Archosargus rhomboidalis
    Família : Sparidae

    Distribuição Geográfica
    Ocorre no oceano Atlântico ocidental, litoral dos E.U.A., Golfo do México, Caribe e também Argentina. No Brasil ocorre por todo litoral.

    Descrição
    Corpo alto, ovalado e levemente comprimido lateralmente. A coloração do corpo é prateado com reflexo esverdeado ou azulado. Possui faixas longitudinais amareladas, e uma mancha arredondada escura próxima do opérculo e abaixo da linha lateral.
    Medidas máximas: 35,0 cm de comprimento e 1,20 kg.

    Ecologia
    Vive próximos da costa em águas rasas, em áreas de recifes rochosos ou de corais, e até em manguezais. Formam pequenos cardumes, nadando próximos do substrato entre as fendas e tocas. Se alimentam de pequenos invertebrados e algas.



    marimbau




    O Marimbau atinge no maximo 40cm de comprimento e 2,5kg de peso.
    Apresenta uma mancha preta caracteristística no pendúculo da cauda e gosta de águas turbulentas e em fundos arenosos junto as rochas.
    Os juvenis ficam nas piscinas entre pedras